Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CASAMENTO: POR ONDE COMEÇAR?


Vocês ficaram noivos, decidiram formar uma nova família e passar o resto de suas vidas juntinhos....yeeeey.....Parabéns, linda decisão!!!!!!!!!

Primeiro respire fundo...um passo de cada vez!

Depois de comunicar às famílias, estabeleçam um orçamento e quem pagará $$$ pelo evento:
os pais, os noivos, ou ambos?

Importante: Quem paga, gosta de opinar sobre os serviços!
Às vezes vejo noivos aborrecidos porque “a mãe quer isso...” “o pai quer aquilo...”, “a sogra...”...

Então se os pais de vocês forem ajudar a pagar o casamento, muita paciência e carinho,
pois o sonho passa a ser um pouquinho deles também!

Vocês não terão de aceitar tuuuudo que eles sugerirem, mas com jeitinho e firmeza na medida certa,
vocês conseguem tudo o que querem.

Quantos e quem convidar?

Iniciem uma pré-lista de convidados, assim fica mais fácil decidir pelos locais,
que devem acomodar a todos confortavelmente.

Uma óteeema dica que dou para meus casais montarem a lista de convidados, é convidar quem vocês gostariam que viesse jantar na casa de vocês. (Normalmente assim a lista encolhe!)

Os convites “por educação” ou por “obrigação” estão em baixa.
Vamos começar?

Abaixo listei as principais atividades que os noivos precisam resolver durante esse período tão gostoso. Com muita calma, organização e planejamento vocês farão um casamento lindão
e do jeitinho que sonharam!!!

Não há como determinar um tempo exato para essas atividades, pois isso dependerá da data que vocês escolherem para o casório e/ou de fatores prioritários como: O local, o celebrante, o fotógrafo...
Mas quanto mais tempo tiverem, mais tranquílo será (o ideal é de pelo menos 1 ano antes!)

1) Estabeleçam qual a prioridade de vocês.

Alguns casais por exemplo, querem uma pessoa especial para ser o celebrante de seu casamento, então primeiro vão consultá-lo para saber sua disponibilidade de datas, e só depois decidem em conjunto quando será o grande dia.

Outros por sua vez, querem uma igreja/espaço da recepção maravilhosos (e disputadíssimos!), então primeiro conferem a agenda destes locais e depois determinam a data.

Com o fotógrafo, decoradores, bufê, etc....é a mesma coisa.

Esta muitas vezes é a maior dificuldade dos casais – conseguir juntar todas as preferências em uma data só. Mas se vocês estiverem programando com tempo, fica mais fácil conseguir tudo como querem.

2) Quem casa quer casa!

Pausa para um assunto super importante!

Comecem a pensar também em onde será o lar-doce-lar de vocês...afinal, vocês estarão iniciando uma nova família, e nada (de morar com a sogra) melhor do que ter a casinha de vocês, poder escolher os móveis e decorar do jeitinho que vocês gostam, ter sua privacidade. Essa parte é muuuito legal !!!

3) Primeiras providências.

Após definir data e locais, iniciem as visitas aos profissionais e análises dos orçamentos.

Visitas são muito importantes! Não há forma melhor para vocês conhecerem um profissional e a qualidade do trabalho dele.
Sem falar na empatia...vocês precisam sentir confiança, tranquilidade e gostar da pessoa que contratarão para trabalhar em seu casamento.
Se não sentirem 100% de segurança...não contratem!!!!!

4) Quem são eles?

Os serviços “básicos” para atender um casamento são:

- Fotografia

- Filmagem

- Dj/Banda

- Músicos para a cerimônia

- Bufê

- Convites e cartões de agradecimento

- Listas de presentes (ou cotas) e enxoval

- Decoração (floral e ambientação)

- Vestido da noiva (e seus acessórios)

- Traje do noivo

- Bolo

- Docinhos/Bem-Casados

- Casamento civil

- Dia da noiva/noivo

- Noite de núpcias

- Lua de Mel

Além destes, muitos outros serviços podem ser contratados, dependendo especificamente de cada caso.

Importantíssimo: Um bom profissional é aquele que respeita o que os noivos querem, orienta com transparência e dá liberdade para que escolham quem e o quê contratar.

5) Há, mas e a falta de tempo?

Mais uma vez: estabeleçam prioridades!

Se vocês não tem tempo para fazer essa sabatina de visitas e orçamentos, ou se desejarem contar com ajuda de um profissional, o quanto antes procurem uma boa Assessora*.

*Profissionais acostumadas a lidar com festas e comemorações, e vão ajudar vocês com boas indicações, dicas para economizar, negociação com fornecedores, novidades, sem contar que facilitarão (e muito!) a vida corrida de vocês para que possam continuar cuidando de suas outras atividades – trabalho, faculdade, casa nova, viagens, etc.

***O Importantíssimo ali acima SUPER vale aqui também!

Organizar um casamento pode ser um pouco estressante, pois vocês vão lidar com muitos detalhes e muitas informações que nunca viram antes, mas não deve jamais causar aborrecimentos.
Então não aceitem nada que deixe vocês com dúvida ou preocupados e fujam de complicações ok?

Lembrem-se: Esse é um período m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o da vida de vocês!!!
Divirtam-se nas escolhas, divirtam-se nas conversas e reuniões com os profissionais, divirtam-se em tudo...juntos!!!!

2 comentários:

Liliane Araujo disse...

Nossa Nani, como está tudo tão bonto aqui, garota...
Já te falei que acho teu trabalho o máximo? Pensei até em escrever sore ele, hehehe.
Bjocas.

Nani Binder disse...

Ai que luuuuxo!!!
E que honra!!!
Vou amar...
Minha amiga, não sei pq vc ainda não escreveu um livro...sou tua fã, vc escreve maravilhosamente.
Aliás, vou fazer campanha pra todo mundo ler seu blog - show!!!
Beijo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...